"Em todas as épocas os sonhos sempre prenderam a atenção dos homens. Para alguns povos antigos, os sonhos eram a chave do conhecimento mágico e espiritual, onde seriam reveladas passagens secretas para factos do passado, presente e futuro. Em psicologia, a análise do sonho é bastante utilizada como instrumento para o terapeuta. Nem todas as correntes da psicanálise fazem uso do estudo dos sonhos, mas para Freud, por exemplo, o sonho diz respeito ao inconsciente e a fenómenos psíquicos durante o sono, sendo o sonho um mapa para o inconsciente. Uma vez que os sonhos estão ligados ao inconsciente, não há, neles, uma sequência lógica de factos, não estão presos às leis espaço-temporais do mundo físico. Recheados de factos quotidianos e de impulsos inconscientes, em geral, tudo parece estranho num sonho, onde muitas vezes somos espectadores, como que vendo um filme, e noutras somos os protagonistas de histórias surreais, onde tudo é possível e desejos inconscientes podem vir à tona. O sonho funciona assim, como um mediador de forças entre o consciente e o inconsciente, fazendo com que situações agradáveis possam ser mantidas e prolongadas durante o sonho, e que situações ameaçadoras possam ser interrompidas. Para Freud, o conteúdo visível do sonho é a história que se desenrola, mas o que mais interessa é o que está por trás da história, os impulsos inconscientes que a originaram. Os sonhos são formados por um complexo conjunto de factores que ainda não foram totalmente desvendados, seja por místicos ou por cientistas, mas que sempre farão parte da vida do ser humano. Os sonhos revelam um outro mundo, um outro "eu"."
Esta noite vi-te!
Deste-me a mão e tocaste-me a alma... (whisper: Borboletas no estômago!) baloicei-me no teu sorriso durante uma vida... (whisper: Nó na garganta!) Encontrei uma casa com mil quartos no teu abraço. (whisper: Corei!) e posso jurar, durante um breve momento, não tive mais pedras no meu caminho!
Whisper!
Sussurraram vozes ao meu ouvido.
Devo começar sobre o meu fim
Esquecendo tudo por que caí
O despertador que toca.
Whisper!
Foi só um sonho e chegou ao fim.
2 comentários:
Sonhar é a melhor coisa do mundo e acreditar nos sonhos, já é um passo para que eles se transformem em realidade!
Bons Sonhos!
Bjs.
Querida,
Vim agradecer o comentário lindo que deixou no VAN FILOSOFIA! Com certeza é por esses e outros motivos que eu sempre continuo. Obrigada moça. Obrigada mesmo! :) Você é um amor. Bom saber-te por perto.
Beijucas
=)
Enviar um comentário